SOU NEGRA, SIM

Resultados da Pesquisa "Mulheres Afro-Gaúchas"

terça-feira, 3 de abril de 2007

COORDENADORIA ESTADUAL DA MULHER DISTRIBUI O LIVRO “MULHERES DO RIO GRANDE DO SUL: DIVERSIDADE”

Coordenadoria Estadual da Mulher do RS
Rua Siqueira Campos, 1184, 6º andar
Porto Alegre, Centro, CEP 90010-001
Fone/fax: (51) 3221.4438 / (51) 3221.4434
E-mail: beloni-turcatto@gg.rs.gov.br

MULHERES AFRO-GAÚCHAS TÊM CAPÍTULO NO LIVRO “MULHERES DO RIO GRANDE DO SUL: DIVERSIDADE”

por Sátira Machado

Photobucket - Video and Image Hosting

No dia 12 de dezembro (terça-feira), a Coordenadoria Estadual da Mulher do RS e o Museu Antropológico do RS - MARS realizaram o lançamento do livro “MULHERES DO RIO GRANDE DO SUL: DIVERSIDADE”. A edição traz o capítulo Mulheres Afro-Gaúchas: Negritude à Flor da Pele, além dos capítulos que contemplam as mulheres indígenas, espanholas, ciganas e luso-açorianas.

A publicação é resultado do Termo de Cooperação entre o MARS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura - Sedac - que visa recuperar, proteger e preservar as múltiplas faces do caleidoscópio étnico gaúcho - e a Coordenadoria Estadual da Mulher, ligada ao Gabinete do Governador do Estado do RS - que tem a finalidade de assessorar, assistir, apoiar, articular e acompanhar as ações voltadas às mulheres, inclusive monitorar as políticas públicas para as mulheres negras. O livro é o primeiro de uma série que pretende resgatar a história, memória e tradição de mulheres pertencentes as mais de 40 etnias que formam a identidade gaúcha.

Respeitando a voz das mulheres negras, a equipe do Núcleo de Pesquisa das Etnias Africanas do MARS ouviu 30 mulheres afro-gaúchas para a produção do capítulo. O texto soma-se aos muitos levantamentos que vêm sendo feitos pelas próprias mulheres negras no Estado: lideranças negras, das mais variadas áreas do conhecimento, que exaltam a negritude para participar ativamente da sociedade. E, principalmente, a edição vem abrir caminho para a divulgação da história do Rio Grande do Sul, também do ponto de vista das mulheres negras.